domingo, 29 de maio de 2011

Ar de São Luis será monitorado!

   A qualidade do ar da capital maranhense será monitorada a partir desse ano. Para isso a empresa Ecosoft já realiza estudos a fim de identificar os pontos onde serão implantados os coletores de amostras do ar.
   Segundo o diretor da Ecosoft, Luiz Cláudio Donadello Santolim, faz parte do levantamento o inventário de fontes de emissão de poluentes atmosférico e o monitoramento de vias de tráfego.
   Como fontes poluentes fixas estão relacionadas as caldeiras de hospitais, lavanderias, recauchutadoras de pneus, chaminés de fábricas e de usinas de pelotização e depósitos de brita, entre outras. O estudo identificará, ainda, como a poluição se manifesta e quais áreas de São Luis são mais afetadas.
   Para o monitoramento de vias de tráfego já há uma equipe de contagem de veículos leves e pesados. Todos esses dados integrarão um sistema de modelagem de dispersão atmosférica que vai revelar a dinâmica da poluição. Caberá a Secretaria de Meio Ambiente a fiscalização e aplicação de multa aos infratores.

Fonte: Radiobras.


sábado, 14 de maio de 2011

Energia Renovável

Alimentar o mundo com energia renovável é bom, bonito e se torna mais barato a cada dia. Essa é uma das conclusões de um relatório que o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), ligado a ONU. Afinal, tu preferes uma fumaça encobrindo o céu das cidades ou o vento soprando suavemente?!
O documento se debruça especificamente no mercado de renováveis, como forma de reduzir as emissões de gases-estufa ao mesmo tempo que alimenta o mundo com energia: apenas 2,5% de todas as fontes renováveis disponíveis no mundo seriam suficientes para suprir 80% da demanda mundial em 2050, e isso com as tecnologias existentes hoje.
“Esse é um convite aos governos para começar uma revisão radical de suas políticas e colocar a energia renovável no centro das atenções”, afirma Sven Teske, diretor da campanha de Renováveis do Greenpeace Internacional, e um dos autores principais do estudo. O cenárioRevolução Energética, produzido pelo Greenpeace em parceria com o Conselho Europeu de Energia Renovável (Erec) e a Agência Espacial Alemã (DLR), foi escolhido como um dos balizadores do SREEN.
O cenário já foi adaptado para a realidade do Brasil, um dos países com maior potencial em renováveis. “O potencial eólico nacional pode atender ao triplo da demanda atual  do brasileiro e o solar pode atender a até 20 vezes a demanda energética atual”, afirma Ricardo Baitelo, coordenador da campanha no Brasil. “Apesar do bom momento do crescimento eólico no país, as demais fontes renováveis não apresentam quadros animadores por conta de falta de políticas de incentivo e priorização. O Brasil ainda precisa fazer essa lição de casa.”
Atualmente, as pessoas não vivem sem seus principais meios de comunicação, tendo como os principais o celular e a internet.
A internet se subdivide em emails, blogs como o blogger e twitter, redes sociais como facebook, orkut, myspace, e muitos outros.
Muitas das vezes são usados para apresentarem perfis, conhecer pessoas, mostras talentos como escrever um poema ou uma musica, tocar um instrumento, cantar, falar sobre coisas que acontecem durante o dia, ou sobre qualquer assunto que é desejado expor. Então nós do 1-A queremos falar sobre ecologia e web, de que forma podemos usar, até onde podemos expor nosso tema e nossas ideias.

Então Vamos lá!

sábado, 7 de maio de 2011

EcoNews

Esse blog está sendo criado por uma equipe do Colégio Adventista de São Luis - CASL.
estamos com uma Exposição Científica Chamada: Cidade do Futuro: Tecnologia e Sustentabilidade
Nossa equipe se encarregou do tema EcoNews. 
Iremos fazer divulgações desse projeto, dicas de cuidado com o meio ambiente, principalmente em São Luis, e notícias do andamento do projeto exposto em nossa escola.

*agradeço desde já.